segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Cinema Para Todos

Tereza Porto e Adriana Rattes, no lançamento do programa, em Duque de Caxias

Acesso a produtos audiovisuais brasileiros é o que o Programa Cinema Para Todos oferece. Trata-se de um projeto da Secretaria de Estado de Cultura em parceria com a Secretaria de Educação do Governo do Estado do Rio de Janeiro. Até 2010 serão distribuídos 1,7 milhões de vales-ingresso para que os alunos da rede pública estadual de ensino possam assistir gratuitamente aos filmes brasileiros lançados recentemente. Os alunos poderão ir ao cinema no dia e horário que quiserem, com direito a acompanhante, e assistirem a um ou mais filmes, nas salas parceiras do programa.

Diferente da maioria dos projetos voltados para alunos fora do ambiente escolar, que em geral realizam excursões e promovem sessões dirigidas tendo como principal objetivo a utilização dos filmes como material de apoio didático, o Cinema Para Todos busca trazer o indivíduo ao convívio com as obras cinematográficas brasileiras como atividade de lazer, que poderá, através da proposta pedagógica de cada escola, reverter-se em conteúdo didático ou estimular a reflexão e o debate. Esta nova abordagem promove a valorização da educação como forma de descobrir e entender novos mundos, ampliando o aprendizado tradicional.

O projeto teve início em novembro de 2008, em oito municípios do interior do Estado, e em março de 2009, mais quatorze municípios participarão do circuito, incluída a capital.

O fomento à exibição de filmes brasileiros, principalmente no interior do Estado do Rio, também é um dos pilares do programa. O Estado possui 92 municípios, dos quais apenas 24 contam com salas de cinema. Esse número reflete o atual quadro do circuito exibidor e recai sobre a acessibilidade dos filmes nacionais, que apesar da retomada ainda apresentam dificuldades de ir ao encontro do público.

O Cinema Para Todos não tem a pretensão de solucionar as deficiências do mercado cinematográfico. O programa busca a simpatia às obras brasileiras de uma parcela da população cujo acesso ao cinema é restrito, ao mesmo tempo em que gera o compromisso das salas de cinema em manter um ou mais filmes brasileiros em sua programação. Disso resulta um movimento entorno da obra nacional e uma receita muito bem vinda, principalmente para as pequenas salas.

Um reflexo do potencial do programa é o excelente desempenho no município de Bom Jesus de Itabapoana, extremo norte do Estado. Ali, o único cinema da cidade - Cine Mais - obteve uma taxa de ocupação da sala de 80% no primeiro final de semana do projeto, resultado melhor do que o da sala de cinema mais freqüentada na capital em todo o ano de 2007.

Outro bom exemplo é o Cine Teatro Itaperuna, que obteve excelente retorno do público, assim como Cinemaxx Unigranrio em Duque de Caxias e o Cine Glória – prédio tombado pelo INEPAC (Instituto Estadual do Patrimônio Cultural) em Valença, especialmente reaberto para o projeto.

Na primeira fase, foram exibidos onze longas brasileiros. Para março de 2009 estão previstos filmes como O Menino da Porteira, Verônica, Bela Noite Para Voar, entre outros.

Os vales são distribuídos dentro das salas de aula por agitadores culturais locais, criando uma rede de atuação que envolve todos os municípios participantes. Rede que envolve também as secretarias estaduais de Cultura e Educação do Rio de Janeiro, a equipe gestora da Associação Cidadela – Arte, Cultura e Cidadania, coordenadores regionais de educação, diretores, coordenadores, professores e alunos, profissionais do mercado de exibição cinematográfica e mais de uma centena de pessoas engajadas na aproximação entre o público e o cinema brasileiro.

Por Viviane Ayres

Outras notícias relacionadas:

http://www.conexaoprofessor.rj.gov.br/nas_escolas_cinema.asp

http://www.saocarlos.sp.gov.br/index.php/cultura/115472-cinema-para-todos-programacao-de-cinema.html

http://noticias.r7.com/rio-de-janeiro/noticias/cinema-para-todos-usa-tropa-de-elite-2-para-unir-educacao-e-cultura-a-favor-da-cidadania-20101022.html

http://www.jusbrasil.com.br/noticias/164716/cultura-lanca-projeto-cinema-para-todos-em-cinco-municipios

http://odia.terra.com.br/rio/htm/projeto_cinema_para_todos_e_de_graca_nessas_ferias_219392.asp

http://intertvonline.globo.com/rj/noticias.php?id=9379

http://www.cidadeverde.com/clube-dos-diarios-realiza-projeto-cinema-para-todos-54888

http://www.brusque.sc.gov.br/web/noticia.php?noticia=413:fundacao_cultural_de_brusque_oferece_a_magi

http://www1.an.com.br/2004/mar/24/0ane.htm

http://culturaita.blogspot.com/2010/09/projeto-cinema-para-todos.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário