segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

"Super 8" de J.J. Abrams 2011


Se "A invenção de Hugo Cabret" de Martin Scorsese (2012) é uma homenagem à invenção do cinema, "Super 8" é uma homenagem a grande brincadeira de fazer filmes, quando se é jovem, cheio de sonhos e imaginação!!

J.J. Abrams (criador do fenômeno LOST) se uniu a Steven Spielberg (produtor do filme) para retratar parte da sua vida adolescente na década de 70, quando realizava curtas em Super 8 com seus amigos, e onde iniciou sua carreira no cinema, já como editor, aos 14 anos, após ganhar um pequeno prêmio de curtas Super 8, sendo convidado por Spielberg para editar curtas que ele também havia realizado na adolescência.


Abrams uniu a vontade de falar de si no passado, através de um grupo de adolescentes criativos e realizadores de vídeos 'amadores'; com um empolgante e 'sinistro' acidente de trem, envolto num ar de mistério adolescente; além de seres estranhos e adultos-vilões para criar "Super 8", que conta com um elenco mirim inédito (a maioria nunca havia atuado). Impossível não lembrar de "Goonies" e as peripécias adolescentes dos personagens em nossa doce infância da década de 80 e 90!!  

 Personagens de "Goonies"                    Personagens de "Super 8"  

O bacana do filme é entender como funciona a mente criativa de uma criança e adolescente, a partir do envolvimento entre os personagens, além da organização e disciplina que apresentam na hora de expressar sua criatividade. Nos créditos finais podemos ver o curta "The case", com ar bem 'artesanal', realizado por Abrams, buscando a expressividade infantil de décadas atrás. 

Seja Spielberg, Abrams ou meus alunos, a ficção científica é sempre o tema principal, onde maquiagens elaboradas e cenas de ação não poderiam faltar! 

 Fotos de alunos da Aula de Cinema em 2009 

Considerando que a criança aprende muitas coisas por imitação, é natural que na hora de se expressar em vídeos, reproduza clichês e histórias hollywoodianas fantásticas (ação&romance), já que é o que realmente as encanta e empolga, quando o pensamento abstrato e a subjetividade ainda estão se desenvolvendo.

Enfim, é um filme bacana para discutir a temática educação & cinema, justamente tema da minha pesquisa de mestrado ainda em andamento. O quê, porquê e como ensinar cinema na escola?!
 
Como professora posso afirmar que trabalhar com cinema em aula envolve organização, disciplina, interesse, criatividade, expressividade, subjetividade, dinâmica, trabalho em equipe, distribuição de funções, produção de materiais e cenários, criação de roteiro, etc e tal. Mas pra quem não é professor, o filme já dá uma boa noção do que seria fazer filmes com poucos recursos e muita vontade, começo de todo grande cineasta!! (Menos é mais!)

Ninguém nasce pronto! Aprender é um processo a longo prazo e quanto mais experimentamos, mais aprendizado nos é oportunizado! =)

Obs.: Recomendo os extras do DVD (making of, entrevistas, etc) e ouvido atento para a trilha sonora sombria, já presente no seriado 'Lost', criação de J.J. Abrams.

Nenhum comentário:

Postar um comentário