quinta-feira, 11 de junho de 2015

Curta Documentários 2015

Este ano, as turmas de 8º e 9º anos da Oficina de Cinema da Escola da Ilha estão trabalhando um pouquinho da linguagem do cinema documentário.
 
Estamos utilizando o livro "Luz, Câmera, Ação", da Editora Girassol pensado para o público infanto-juvenil, que divide o cinema em 3 categorias básicas: Animação, Documentário e Ficção.
 
 
 
No livro, são apresentados 6 tipos diferentes de documentário: de natureza e animais; esportivo; relato de viagem; de observação; autoral e biográfico.
 
Em aula, os alunos assistiram trechos e trailers de documentários de cada tipo, como os conhecidos "Nalu pelo mundo - O filme" (2008) como um belo exemplo de documentário esportivo e  "A marcha dos pinguins" (2004) como exemplo diferenciado de documentário sobre natureza, além de um trecho de "Nanook - o esquimó" (1922), primeiro documentário de longa metragem.
 
No início do ano os alunos também assistiram o documentário colaborativo "A vida em um dia" de Kevin Macdonald, que em parceria com Ridley Scott e o Youtube, convocou pessoas do mundo inteiro a enviarem imagens do seu dia, em 24 de julho de 2010, para produção de um documentário experimental que serviria como uma grande cápsula do tempo. 5000 horas recebidas e editadas para uma versão compacta de 1h30.
 
Confira o trailer:
 
 
 
Desafiados a escolherem um tipo de documentário, os alunos se dividiram em 6 grupos, e elegeram os mais diversos temas para se exercitarem no projeto audiovisual.
 
A primeira etapa, em 2 aulas, foi decidir os temas e esboçar um pré-roteiro, já com perguntas e plano de filmagem. A segunda etapa, em 6 aulas, foi fazer as gravações: entrevistas, coleta de depoimentos, pesquisa, imagens para cobrir offs, narrações, etc. E a terceira etapa foi finalizar o roteiro, em 4 aulas, em cima das gravações, para então fazer a edição extraclasse.
 
O projeto levou cerca de 1 mês e meio para ser realizado, com duas aulas semanais com total de 1h40 minutos.
 
Imagem: Acervo pessoal
 
Skate e basquete se tornaram temas de 2 documentários esportivos; a saga dos livros/filmes 'Senhor dos anéis', 'Como fazer um filme?' (inspirado no What´s on da Universal Channel), 'Saneamento básico em Florianópolis' repletos de entrevistas, pesquisa e depoimentos foram temas de 3 documentários autorais; e um vlogger  conhecido do youtube foi tema de um 1 documentário biográfico.
 
Confira os resultados:

Documentário Biográfico:
 
 
Documentários autorais:
 
 
 
Documentários esportivos:
 
 
Obs.: Em breve os demais vídeos!! 
 
Obs.: A qualidade dos vídeos está mais baixa para postagem no blog.
 
Os alunos apontaram ruídos e captura dos áudios; perda de material, além de problemas técnicos na edição como os maiores obstáculos em suas produções.
 
Alguns poderiam ter aprofundando mais na pesquisa e nos 'respiros' entre as entrevistas, além de ter tido mais cuidado nos caracteres e narrações dos vídeos, mas o exercício já valeu para compreenderem um pouquinho de uma linguagem tão bacana como a documental, super utilizada no Brasil, mas pouco socializada nas salas comerciais que eles tem acesso!
 
Trabalhar o cinema documentário é uma ótima maneira de associar passado-presente do cinema, utilizando as cenas cotidianas dos Irmãos Lumière como ponto de partida, além de servir para relacionar o cinema com a linguagem da televisão, com as tradicionais vídeoreportagens dos telejornais e os programas de tv com episódios de caráter documental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário