quinta-feira, 11 de junho de 2015

Minuto Lumière 2015

Este ano fui convidada pela querida Luiza Lins a dar uma Oficina de Cinema na 14ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis. E optamos por fazer algo diferente dos anos anteriores, com a Oficina de Minuto Lumière, inspirada na 'hipótese cinema' de Alain Bergala e que venho experimentando há pelo menos 4 anos em diversos contextos educativos.
 
Imagem: Imprensa da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis
 
Com 3 horas de duração, e com uma turminha esperta de 12 crianças entre 7-10 anos, a ideia era apresentar o início do cinema com uma narrativa lúdica, utilizando elementos que ajudassem na fixação de conteúdo pelo grupo: fotografias, plaquinhas, perguntas, participação ativa, exibição dos primeiros filmes, tudo isso foi utilizado para inspirá-los na hora de produzirem seus micro vídeos.
 

 
Imagens: Imprensa da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis
 
"Há quanto tempo existe o cinema? Quem inventou? Como eram os primeiros filmes? Eles tinham histórias?!" foram algumas das questões que os desafiaram a pensar um pouquinho mais sobre o cinema.
 
E após assistirem 8 filmes de curta duração como "A saída da fábrica", "O almoço do bebê", "O regador regado", "A chegada do trem na estação", entre outros, realizados pelos Irmãos Lumière, considerados pioneiros do cinema, enquanto experiência coletiva, a turma foi dividida em 4 trios e cada um ficou responsável em fazer uma releitura dos primeiros filmes do cinema, que eram meras tomadas de cenas cotidianas, sem som direto, com acompanhamento musical, sem cor e de curta duração.
 

 
Imagens: Imprensa da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis
 
Eles tiveram que se organizar para decidir quem iria filmar, onde ficaria a câmera, quem iria atuar, que objetos poderiam ajudar na tomada escolhida, além de precisarem se concentrar nos 10 segundos precisos de gravação, refazendo apenas se fosse necessário.
 
Neste pequeno exercício, sugerido por Bergala, é possível ter um primeiro contato com aspectos da produção cinematográfica como o papel da direção, dos produtores, atores e editores. Exige organização, disciplina e concentração, tão necessários no fazer cinematográfico. E funciona como uma ótima iniciação ao universo cinematográfico!!
 
No final, voltamos para o espaço, onde eles foram desafiados a escrever ou desenhar o que mais gostaram da oficina, enquanto eu montava a versão final do vídeo para socializar com eles e para alguns pais que estavam presentes.

 

Imagens: Imprensa da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis
 
Entre risadas e sorrisos, ficou a certeza de que eles adoraram produzir os próprios filmes e que essa oficina foi só o começo de uma longa trajetória que eles tem pela frente.
 
 
Imagem: Acervo pessoal
 
Confira o resultado final aqui:
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário