quinta-feira, 11 de junho de 2015

Projeto fotográfico: Humans of Escola da Ilha

Este ano, os alunos do 2º ano do Ensino Médio da Oficina de Cinema da Escola da Ilha também foram desafiados a tocar um projeto paralelo que acontece virtualmente, através de uma fanpage chamada Humans of Escola da Ilha, inspirada na fanpage de sucesso mundial Humans of New York.
 
 
 
A ideia é que eles selecionem pessoas da comunidade escolar, composta por pais, alunos, funcionários e professores, mostrando outros lados e histórias, muitas vezes desconhecidas na escola, como o projeto original faz com pessoas da cidade de NY.
 
Aqui em Floripa também existe a fanpage Humans of Florianópolis, que segue uma abordagem semelhante, postando fotos com pequenos depoimentos.
 
 
Aliando composição e uma postura de fotógrafos repórteres, os alunos também precisam manter regularidade na página, saber trabalhar em grupo e solicitar autorizações do uso de imagem dos entrevistados, como se faz no mercado fotográfico e audiovisual.
 
Foi uma excelente maneira de integrar áreas profissionais como a fotografia e o gerenciamento de mídias sociais, além de humanizar pessoas com que convivemos diariamente na escola.
 
Confira algumas fotos/depoimentos já postados na fanpage: 
 
Professor de história - Oto Luna

"Decidi ser professor quando eu estava no primeiro ano do ensino médio, queria colaborar com a educação do Brasil, só não sabia a disciplina... No final escolhi História porque percebi que através da disciplina de história eu poderia colaborar mais com a formação do cidadão. Meu pai não ficou muito feliz quando falei que pretendia ser professor, ele achava que eu iria morrer de fome. Meu hobby é tocar, desde os meus 14 anos de idade sempre gostei, tenho uma banda de rock "Black Jackie" e toco nessa banda há 14 anos."
 
Autores: Luana e Diogo
 

Professor Gean - Espanhol
 
"Como sou professor, pessoas me perguntam como consigo criar meu filho sozinho. Ser professor me ajuda em muitos aspectos, ser pai, e vice-versa. Não tenho nenhuma dificuldade em criar meu filho ou cuidar dele. Ser pai solteiro pode ser visto como difícil, mas na verdade, não é. "
 
Autora: Yasmin

Salete - funcionária

"Trabalho há muito tempo na escola e gosto muito daqui. Quando não estou trabalhando, adoro fazer hidro e cuidar dos meus filhos e da minha mãe. Isso são coisas que realmente me deixam muito feliz"

Autores: Eduarda e Gianluca

Claudio Cardoso (Jamal) - Professor de química
 
"Fora da escola gosto muito de viajar, pois é a única coisa que sobra tempo para fazer, afinal no restante do tempo estou trabalhando, corrigindo provas, etc. Apesar de ser uma profissão desgastante, traz muitos benefícios, como ver os alunos crescendo."
 
Autores: Isabela, Marcos e Hyson

Um comentário: